Teste de Arrancamento - Resistência a Tração - NBR 13528
Simulamos o teste de arrancamento previsto em norma para determinação da resistência de Aderência a tração em argamassas de revestimentos – NBR 13528, para verificar a força de aderência de um reforço estrutural de laje pré-moldada.
Trata-se de uma simulação em escala reduzida e em condições diferentes do objeto real, com objetivo único de determinar a resistência de aderência à tração entre chapa de reforço e a estrutura da vigota treliçada de concreto – integrante de laje pré-moldada.
Simulamos a execução de reforço estrutural em uma laje pré-moldada em concreto, com acréscimo da seção de aço solidária a estrutura, externa a laje (assunto a ser abordado em outra oportunidade).

O ensaio previsto em norma não é previsto para este fim e desta forma ao citarmos a norma, existirão divergências de procedimento entre o que fora executado e o que a norma prescreve. Sendo este um ensaio ilustrativo.
A norma NBR 13528 – prescreve:
O ensaio é determinado para argamassas mistas de cimento e areia com 28 dias e mista de cal e areia com 56 dias de cura.
o ensaio deve ser realizado para determinar a capacidade de aderência do revestimento sobre painéis de alvenaria, componentes de alvenaria (blocos e tijolos), placas de concreto entre outros.
A distribuição dos corpos de prova no painel revestido deve ser feita de forma aleatória, contemplando arrancamento em juntas e blocos.
